Ser ou ter

Cartas

25 de maio de 2000

Caríssimo irmão,

amanhã chegam os livros que encomendei de Francisco de Assis.

Vejo em você uma pessoa muito evoluída. Você teve muito tempo para pensar ! Acredito que é isto que faltam às pessoas : Tempo.

Ultimamente tenho pensado muito ! Acredito ter evoluído um pouco.

Como eu já te falei, tive com o organizador do SOS Criança. Ele trabalha há seis anos com isso. Ë advogado, e tem cinco filhos adotivos. Um deles já está na faculdade fazendo direito. Todos ele pessoalmente tirou da rua. É uma história interessante que eu conto depois com detalhes.

Pois bem, ele me disse que as crianças roubam, e se prostituem (com 12 anos em diante), não para comer, mas para “ter”. Ter um tênis Reebok, ou comprar um lanche no Mac Donald, ter um vestido da M. Officer, etc…

Contou ainda, que uma menina de 13 anos havia se prostituído pela primeira vez porque queria comprar um vestido. Não que ela não tivesse nenhum, mas queria um novo.

Parei para pensar neste assunto:

A ideia de consumo é implantada em nossas cabeça: A pessoa mais importante, a mais prestigiada, a mais procurada, a mais tudo, é a que “tem” e não a quem “é”.

Faço uma auto-crítica percebendo a força desta ideia cultural: “realmente me senti, algumas vezes, inferiorizado por não ter, e outras, me senti importante por ter.” Que realidade triste !!!

Vejo pessoas honestas passando por pequenas dificuldades financeiras, se lamentando de não terem roubado e se enriquecido ! Que distorção de valores !!!

Ou seja, criou-se um espírito comum de quem tem é, e quem não tem não é.

Sinceramente, não sei o que fazer para mudar esta consciência. Acredito, já tê-la mudado dentro de mim. Procuro tratar de forma igual todos os meus clientes, os ricos e os pobres, como também os seres que me cercam.

Acredito que a vida é como uma empresa, cujo objetivo é o bem social. Se o diretor ganha muito, desperdiça muito dinheiro, e não distribui a seus funcionários, alguns deles podem querer seu lugar, ou seus bens, iniciando a criminalidade dentro da empresa.

Quem é mais importante o pedreiro que assenta o bloco, ou o tijolo ? Se só tiver diretor quem assentará o tijolo?

Desta forma, procuro respeitar e amar todos os seres da terra, distribuindo o que me foi dado: o mínimo é 10% (dízimo).

Mas não estou satisfeito apenas com a distribuição monetária. Preciso fazer mais !

Estou vendo amigos e familiares estressadíssimos. Razão principal: porque querem “ter”.

Acredito que 90% das pessoas parariam de trabalhar se ganhassem na loto. Não vêem no trabalho qualquer prazer, querem dinheiro. Isto gera stress. O trabalho honesto é compensador.

A vida é maravilhosa ! As pessoas são maravilhosas ! A natureza é fantástica ! O trabalho dá auto-estima !

É só abrirmos os olhos !

Tenho alguns amigos, que por incrível que pareça, estão com as mesmas idéias ! Fiquei mais entusiasmado quando soube !

Com este pensamento, e procurando organizar a sociedade, estamos criando um grupo de pessoas com o objetivo de pensar e resolver problemas sociais. Primeiramente atuaremos na área social, para experimentar o convívio profissional das pessoas, mas sem descartar uma futura atuação politica. Gostaria que você me ajudasse a pensar ! Me presenteie com suas idéias e posteriormente com seus contatos !

Vamos fazer alguma coisa de bom para este país !

Você deve se perguntar se eu não tenho nada para fazer ! Minha resposta: vivo para isso e acho que tenho alguma coisa para acrescentar a esta sociedade que vivemos ! Não ficaria feliz em saber, depois de morrer, que eu poderia ter salvo, milhares de pessoas, ou mesmo, apenas uma ! Certamente não dormiria contente !

Com este intuito, que vou dedicar, parte de meu tempo, e boa parte de meus recursos, à sociedade.

Quanta inteligência possui um homem que fica milionário, mas só pode andar em carro blindado, suas filhas ou filhos, não podem ir ao banheiro sem guarda costas, etc… Não sabe, se seu amigo, é amigo mesmo, ou tem algum interesse financeiro ou comercial. Quem não conhece uma figura assim ?

Caro irmão ! Falo para você estas coisas, porque preciso de você ! Já conversamos o suficiente para eu saber que você pode me ajudar neste projeto !

Vamos ser felizes ! Cada vez mais ! Hoje estou explodindo de felicidade !

Acredito que podemos mover montanhas ! Só precisamos nos aliar e se organizar !

Tempo é uma questão de prioridade ! Temos tempo para o que nos é importante !

Do que adianta eu continuar ganhando dinheiro, e no futuro muito dinheiro, construir muros altíssimos na minha casa, e minha filha, meu filho, minha esposa, serem maltratados por bandidos ? Precisamos esperar isto acontecer para começar nos mexer ? Acredito que não !

Por isso tenho vontade, e sinto-me obrigado, a tentar começar a solução do problema social.

Se compartilhar com qualquer destas idéias, me ajude !

Te amo muito

Beijos

Paulo

 

Last modified: 26/08/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *