Por Redação
Com um anseio por desvendar as principais questões internas do homem e “encontrar a verdade”, Paulo Thomas Korte tem contato com o Divino desde a sua infância. Comprometeu-se a ler a bíblia quando criança e à medida em que foi crescendo buscou estudar o budismo e descobrir mais tantas outras filosofias de vida.
Formado em Direito pela PUC-SP, ao realizar seu doutorado sentiu a necessidade de falar sobre o casamento e foi a partir de sua tese que o livro “Direito, Casamento e Amor: O casamento, um caminho para encontrar o Absoluto” foi concebido. O Direito e suas experiências profissionais mesclam-se em diversos momentos com sua vida pessoal.
De início, a obra é introduzida com um panorama sobre a situação social da humanidade e sua busca incessante pela felicidade. A partir daí desenvolve argumentos acerca da definição do Absoluto: um estágio de consciência no qual, de acordo com o advogado, o homem experimenta a plenitude independentemente da realidade mostrar-se boa ou não.
Tendo também como pilar conceitos da Filosofia e da Sociologia, Korte constrói um conceito de casamento baseado em valores como a fidelidade, a igualdade e o respeito existentes na vida de um casal. “A relevância da temática do casamento para o cenário atual se dá no momento em que a família caracteriza-se como a célula da sociedade e tem como núcleo essencial o matrimônio” expõe o autor. A partir daí é possível a formação de uma sociedade sólida, garantindo seu funcionamento de forma ética e moral e pronta para agir de acordo com o Direito e as leis.
Korte entende que a formação de um ser humano, a construção de seus ideais e principais valores vem em grande parte da base familiar. Defende a tese de que o alcance do Absoluto é efeito do afeto presente nas relações familiares, sejam elas dos mais variados tipos.
O livro permeia o concreto e o inconsciente, frisando a natureza jurídica do casamento enquanto aborda sua relação com o eu interior das partes envolvidas. Expõe a realidade de que os casais estão, cada vez mais, construindo uma definição e regras sobre o papel de cada um deixando para trás estereótipos e tradições. Traça um caminho que vai desde um contexto histórico do casamento até concluir a hipótese de que o matrimônio tem o poder de alcançar o Absoluto em uma relação saudável e feliz.